Pesquisar este blog

sábado, abril 24, 2010

Papel do Professor


PROFESSORES QUE INSPIRAM, por Dr. Anthony P. Witham



Professores que inspiram . . .

  • Percebem que , em última análise, não irá contar o quanto seus alunos aprenderam , mas o quanto acumularam conhecimento e habilidades que possam ser usadas por toda a vida;

  • Despertam o potencial infantil ao invés de reprimi-lo; elogiam o esforço de cada aluno ao invés de ignorá-lo, estimulam ao invés de encobrir a curiosidade da criança;

  • Percebem que eles devem respeitar seus alunos, sem impor seus valores pessoais, pois cada um precisa explorar e estabelecer seus valores próprios;

  • Ajudam os alunos a descobrir seus dons, porém esses talentos “escondidos” podem ser facilmente dominados se o principal enfoque estiver no texto ou na avaliação, e não na criança;

  • Disponibilizam seu tempo espontaneamente e lembram-se de encorajar aqueles que têm mais dificuldades; corrigem os erros do aluno e elevam sua auto-estima ao mesmo tempo;

  • Motivam mentes jovens a pensar por eles mesmos , muito mais do que se preocupam com fatos que exijam memorização;

  • Percebem que o maior de todos os presentes que eles podem oferecer a seus alunos não é seu talento pessoal ou sua esperteza, mas ajudar cada a um a descobrir e a se apropriar de sua própria esperteza e talento;

  • Encorajam mentes a pensar, mãos a criar e corações a amar – professores que exigem muito e que recebem muito;

  • Nunca se empenham em explicar sua visão pessoal de mundo, mas simplesmente convidam seus alunos a ficarem ao seu lado para que eles possam ver o mundo por eles mesmos;

  • Minimizam as deficiências de seus alunos e realçam seu dom natural. Tais professores nunca forçam um dançarino a cantar nem um cantor a dançar. Eles permitem com que seus alunos acendam sua própria “lâmpada” no momento e da maneira deles;

  •  Acreditam que a comunicação em sala de aula não melhora se falada em voz muito alta;

  • Encorajam e afirmam para a criança não aquilo que ela é, mas aquilo que ela virá a ser;


  • Estão sensíveis por saber o quanto suas palavras e ações podem afetar seus alunos positiva ou negativamente;

  • Acreditam que um relacionamento positivo entre aluno e professor se origina através do respeito;

  • Suscitam atitudes positivas em sala de aula e criam uma corrente contínua de pensamentos e idéias positivas;

  • São entusiastas, enérgicos e eternamente otimistas em relação à potencialidade de seus alunos;  

  • Cncordam com o pensamento de Grayson Kirk’s que diz: “A função mais importante da educação, em qualquer grau, é desenvolver a personalidade do indivíduo e o significado de sua vida para ele mesmo e para os outros”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Show querida!
Aninha-UVA

Anônimo disse...

Está d++++ o seu Blog! Magnífico mesmo! Karlinha.
PS: Vou add em meus FAVORITOS.