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terça-feira, abril 27, 2010

A importância da prática da convivência

     
      São apontados três fatores que motivam a participação de alunos em práticas cooperativas: a) afetividade; b) aprendizagem; c) resultados econômicos.
      No que se refere à afetividade, os alunos têm atribuído um valor importante à amizade e à oportunidade de se encontrar em grupo. Isso pode ser interpretado como uma necessidade dos alunos que encontram poucos momentos na escola para conversar sobre problemas, expectativas e sentimentos. As práticas cooperativas são destacadas como espaço de diálogo, convivência e partilha de sentimentos.
       A aprendizagem de habilidades no trabalho e a utilização de tecnologias são apresentadas como resultados positivos da prática cooperativa. Além disso, o trabalho coletivo desenvolve o exercício da autogestão, vivência da democracia, convivência com as diferenças, superação de preconceitos, consciência do coletivo e capacidade de liderança. Essas características resultantes da convivência em grupo são consideradas como importantes para a vida dos alunos e justificam sua motivação para a participação em outros grupos na sociedade. Além disso, as práticas cooperativas desenvolvidas servem de referência para integrar conteúdos das diversas disciplinas trabalhadas na escola.
       Os resultados econômicos das cooperativas de alunos são geralmente investidos em atividades de formação, viagens e festas. A sua expectativa é constante no decorrer da atividade, o que pressupõe uma preocupação do grupo com os custos, o investimento, a comercialização, a remuneração do trabalho e a viabilidade econômica do empreendimento. A demonstração de sucesso em sua iniciativa também constitui um elemento de motivação diante da comunidade em que os alunos estão inseridos, valorizando seu trabalho em grupo.
        O trabalho cooperativo, como prática de convivência dos alunos, além de permitir a satisfação de necessidades, construção de conhecimento e resultados econômicos, motiva para a necessidade de organização social e política dos alunos. Ao trabalhar coletivamente, os alunos relacionam-se entre si e com a natureza, gerando novas formas de convivência, o que influencia na construção da personalidade humana. A consciência de si mesmo depende da consciência do outro e, através da relação cooperativa, ambos se encontram e aprendem mutuamente.


Um comentário:

Anônimo disse...

Joia seu blog! Vc esta de Parabéns novamente.
Beijossssss Celly.