PROFESSORES QUE INSPIRAM, por Dr. Anthony P. Witham
Professores que inspiram . . .
- Percebem que , em última análise, não irá contar o quanto seus alunos aprenderam , mas o quanto acumularam conhecimento e habilidades que possam ser usadas por toda a vida;
- Despertam o potencial infantil ao invés de reprimi-lo; elogiam o esforço de cada aluno ao invés de ignorá-lo, estimulam ao invés de encobrir a curiosidade da criança;
- Percebem que eles devem respeitar seus alunos, sem impor seus valores pessoais, pois cada um precisa explorar e estabelecer seus valores próprios;
- Ajudam os alunos a descobrir seus dons, porém esses talentos “escondidos” podem ser facilmente dominados se o principal enfoque estiver no texto ou na avaliação, e não na criança;
- Disponibilizam seu tempo espontaneamente e lembram-se de encorajar aqueles que têm mais dificuldades; corrigem os erros do aluno e elevam sua auto-estima ao mesmo tempo;
- Motivam mentes jovens a pensar por eles mesmos , muito mais do que se preocupam com fatos que exijam memorização;
- Percebem que o maior de todos os presentes que eles podem oferecer a seus alunos não é seu talento pessoal ou sua esperteza, mas ajudar cada a um a descobrir e a se apropriar de sua própria esperteza e talento;
- Encorajam mentes a pensar, mãos a criar e corações a amar – professores que exigem muito e que recebem muito;
- Nunca se empenham em explicar sua visão pessoal de mundo, mas simplesmente convidam seus alunos a ficarem ao seu lado para que eles possam ver o mundo por eles mesmos;
- Minimizam as deficiências de seus alunos e realçam seu dom natural. Tais professores nunca forçam um dançarino a cantar nem um cantor a dançar. Eles permitem com que seus alunos acendam sua própria “lâmpada” no momento e da maneira deles;
- Acreditam que a comunicação em sala de aula não melhora se falada em voz muito alta;
- Encorajam e afirmam para a criança não aquilo que ela é, mas aquilo que ela virá a ser;
- Estão sensíveis por saber o quanto suas palavras e ações podem afetar seus alunos positiva ou negativamente;
- Acreditam que um relacionamento positivo entre aluno e professor se origina através do respeito;
- Suscitam atitudes positivas em sala de aula e criam uma corrente contínua de pensamentos e idéias positivas;
- São entusiastas, enérgicos e eternamente otimistas em relação à potencialidade de seus alunos;
- Cncordam com o pensamento de Grayson Kirk’s que diz: “A função mais importante da educação, em qualquer grau, é desenvolver a personalidade do indivíduo e o significado de sua vida para ele mesmo e para os outros”.
2 comentários:
Show querida!
Aninha-UVA
Está d++++ o seu Blog! Magnífico mesmo! Karlinha.
PS: Vou add em meus FAVORITOS.
Postar um comentário