sábado, abril 24, 2010
As 5 Metas.Educação de Qualidade para todos.
O objetivo do Todos Pela Educação pode ser traduzido em uma frase: “todas as crianças na escola, aprendendo”.
Meta 1: toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola
A Meta 1 é o primeiro passo para uma Educação de qualidade, pois, para que o aluno aprenda, ele precisa estar matriculado e freqüentando a escola. Segundo dados do Inep referentes a 2005, estão na escola 73% das crianças de 4 a 6 anos, 97% das crianças e jovens de 7 a 14 anos e 82% dos jovens de 15 a 17. Mesmo na faixa etária de 7 a 14 anos, em que o Brasil apresenta seu melhor resultado, ainda temos um grande desafio, pois os 3% que estão fora da escola representam 800 mil crianças.
Meta 2: toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos
Além de ter as crianças na escola, é preciso que elas aprendam. O ponto de partida para isso está na Meta 2, pois saber ler e escrever corretamente permite que alguém aprenda muito e pela vida toda.
Meta 3: todo aluno com aprendizado adequado à sua série
Somente quando o aluno está realmente aprendendo pode-se dizer que existe Educação de qualidade. No Brasil, os dados relativos ao ensino de Língua Portuguesa apresentados no Saeb 2005, por exemplo, mostram que apenas 29% dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental sabem o conteúdo adequado a essa série.
Meta 4: todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos
Muitos alunos sequer chegam ao Ensino Médio, pois saem da escola muito cedo. Dos alunos que ficam, quase a metade não cursa as série apropriada à sua idade.
Meta 5: investimento em Educação ampliado e bem gerido
A Meta 5 é a única que não está ligada diretamente à sala de aula, mas é ferramenta indispensável para a melhoria da Educação. Dados do PISA mostram que os países com melhor rendimento escolar investem, pelo menos, 5% do PIB em Educação, enquanto o Brasil investe apenas 3,2%.
Fonte: http://www.todospelaeducacao.org.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Uhuuuuuu gostei da sua iniciativa amiga!
Amanda.
eh isso ai tiahh !
Postar um comentário