O que seríamos de nós sem irmãos?
Não poderíamos ser os caçulas,
nem os mais velhos,
nem mesmo os "do meio".
Não poderíamos confidenciar sobre aquela paixão.
Não poderíamos brigar pelo pedaço maior do bolo.
Não teríamos em quem pôr a culpa pelo vaso quebrado.
Não teríamos com quem jogar bola ou brincar de boneca.
Não teríamos com quem conversar durante a madrugada.
O que seríamos de nós sem irmãos?
Tanta coisa que não poderíamos fazer.
Tanto tempo que perderíamos tentando entender.
Tanto amor não poderíamos compartilhar.
É por isso que devemos agradecer pela dádiva que a vida nos dá,
quando um irmãozinho nos chega pedindo colo e carinho,
ou quando o mais velho nos chama para viajar.
Quando temos aquele ombro amigo, depois da briga com o namorado.
Ou simplesmente, quando eles estão lá, nos olhando admirados.
Autor desconhecido.
Eu e a minha irmã (Rafaela).
sexta-feira, abril 30, 2010
quarta-feira, abril 28, 2010
Projeto:Paixão de Ler.
As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, isso resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.
A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito rotineiro as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.
Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois não as praticamos, através da leitura rotineira tais conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler, talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.
Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim com certeza ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem, é a leitura que proporciona a capacidade de interpretação.
Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica.
Eliene Percilia.
O projeto desenvolvido pela a escola na qual leciono,teve como objetivo despertar nas crianças o hábito da leitura e desenvolver o gosto e o interesse pela mesma.
Fotos do encerramento do projeto: Peça Teatral.
"LEITURA É A INTERPRETAÇÃO DE IDÉIAS EXPRESSAS GRAFICAMETE DE ACORDO COM A VIVÊNCIA E A AFETIVIDADE DO LEITOR''.
Peça realizada pelos próprios educadores.Parabéns galera!
terça-feira, abril 27, 2010
A importância da prática da convivência
São apontados três fatores que motivam a participação de alunos em práticas cooperativas: a) afetividade; b) aprendizagem; c) resultados econômicos.
No que se refere à afetividade, os alunos têm atribuído um valor importante à amizade e à oportunidade de se encontrar em grupo. Isso pode ser interpretado como uma necessidade dos alunos que encontram poucos momentos na escola para conversar sobre problemas, expectativas e sentimentos. As práticas cooperativas são destacadas como espaço de diálogo, convivência e partilha de sentimentos.
A aprendizagem de habilidades no trabalho e a utilização de tecnologias são apresentadas como resultados positivos da prática cooperativa. Além disso, o trabalho coletivo desenvolve o exercício da autogestão, vivência da democracia, convivência com as diferenças, superação de preconceitos, consciência do coletivo e capacidade de liderança. Essas características resultantes da convivência em grupo são consideradas como importantes para a vida dos alunos e justificam sua motivação para a participação em outros grupos na sociedade. Além disso, as práticas cooperativas desenvolvidas servem de referência para integrar conteúdos das diversas disciplinas trabalhadas na escola.
Os resultados econômicos das cooperativas de alunos são geralmente investidos em atividades de formação, viagens e festas. A sua expectativa é constante no decorrer da atividade, o que pressupõe uma preocupação do grupo com os custos, o investimento, a comercialização, a remuneração do trabalho e a viabilidade econômica do empreendimento. A demonstração de sucesso em sua iniciativa também constitui um elemento de motivação diante da comunidade em que os alunos estão inseridos, valorizando seu trabalho em grupo.
O trabalho cooperativo, como prática de convivência dos alunos, além de permitir a satisfação de necessidades, construção de conhecimento e resultados econômicos, motiva para a necessidade de organização social e política dos alunos. Ao trabalhar coletivamente, os alunos relacionam-se entre si e com a natureza, gerando novas formas de convivência, o que influencia na construção da personalidade humana. A consciência de si mesmo depende da consciência do outro e, através da relação cooperativa, ambos se encontram e aprendem mutuamente.
segunda-feira, abril 26, 2010
Lembrancinhas em E.V.A
Esses enfeites foram feitos com Papel Filipinho ou em E.V.A
Os moldes!!!
Porta Pano de Prato.
domingo, abril 25, 2010
Projeto Lanche Saudável
A educação alimentar faz parte do processo de aprendizagem, assim como o estudo de habilidades ou de conhecimentos cognitivos. A escola na qual eu leciono vivenciou de forma natural e muito divertida o processo de educação alimentar e a importância do consumo de alimentos saudáveis, tendo em vista uma melhor qualidade de vida.
Confira as imagens do Projeto:
Vivenciamos desde da compra dos alimentos(Supermercado) até chegar à mesa. O programa Viver Bem (UNIMED) filmou e entrevistou:Alunos,pais,
professores e a coordenação. O programa será exibido no dia 30/05/2010.Aguardem para ver essa matéria.
Site do Viver Bem(Unimed) : http://www.unimedjp.com.br/viverbem/
Beijos !!!
Confira as imagens do Projeto:
professores e a coordenação. O programa será exibido no dia 30/05/2010.Aguardem para ver essa matéria.
Site do Viver Bem(Unimed) : http://www.unimedjp.com.br/viverbem/
Beijos !!!
sábado, abril 24, 2010
Aula de Matemática-Simetria
Ministrei esta aula com os alunos do 5° ano e foi um Sucesso!
Vejam algumas figuras simétricias feita por eles.
Vejam algumas figuras simétricias feita por eles.
Papel do Professor
PROFESSORES QUE INSPIRAM, por Dr. Anthony P. Witham
Professores que inspiram . . .
- Percebem que , em última análise, não irá contar o quanto seus alunos aprenderam , mas o quanto acumularam conhecimento e habilidades que possam ser usadas por toda a vida;
- Despertam o potencial infantil ao invés de reprimi-lo; elogiam o esforço de cada aluno ao invés de ignorá-lo, estimulam ao invés de encobrir a curiosidade da criança;
- Percebem que eles devem respeitar seus alunos, sem impor seus valores pessoais, pois cada um precisa explorar e estabelecer seus valores próprios;
- Ajudam os alunos a descobrir seus dons, porém esses talentos “escondidos” podem ser facilmente dominados se o principal enfoque estiver no texto ou na avaliação, e não na criança;
- Disponibilizam seu tempo espontaneamente e lembram-se de encorajar aqueles que têm mais dificuldades; corrigem os erros do aluno e elevam sua auto-estima ao mesmo tempo;
- Motivam mentes jovens a pensar por eles mesmos , muito mais do que se preocupam com fatos que exijam memorização;
- Percebem que o maior de todos os presentes que eles podem oferecer a seus alunos não é seu talento pessoal ou sua esperteza, mas ajudar cada a um a descobrir e a se apropriar de sua própria esperteza e talento;
- Encorajam mentes a pensar, mãos a criar e corações a amar – professores que exigem muito e que recebem muito;
- Nunca se empenham em explicar sua visão pessoal de mundo, mas simplesmente convidam seus alunos a ficarem ao seu lado para que eles possam ver o mundo por eles mesmos;
- Minimizam as deficiências de seus alunos e realçam seu dom natural. Tais professores nunca forçam um dançarino a cantar nem um cantor a dançar. Eles permitem com que seus alunos acendam sua própria “lâmpada” no momento e da maneira deles;
- Acreditam que a comunicação em sala de aula não melhora se falada em voz muito alta;
- Encorajam e afirmam para a criança não aquilo que ela é, mas aquilo que ela virá a ser;
- Estão sensíveis por saber o quanto suas palavras e ações podem afetar seus alunos positiva ou negativamente;
- Acreditam que um relacionamento positivo entre aluno e professor se origina através do respeito;
- Suscitam atitudes positivas em sala de aula e criam uma corrente contínua de pensamentos e idéias positivas;
- São entusiastas, enérgicos e eternamente otimistas em relação à potencialidade de seus alunos;
- Cncordam com o pensamento de Grayson Kirk’s que diz: “A função mais importante da educação, em qualquer grau, é desenvolver a personalidade do indivíduo e o significado de sua vida para ele mesmo e para os outros”.
As 5 Metas.Educação de Qualidade para todos.
O objetivo do Todos Pela Educação pode ser traduzido em uma frase: “todas as crianças na escola, aprendendo”.
Meta 1: toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola
A Meta 1 é o primeiro passo para uma Educação de qualidade, pois, para que o aluno aprenda, ele precisa estar matriculado e freqüentando a escola. Segundo dados do Inep referentes a 2005, estão na escola 73% das crianças de 4 a 6 anos, 97% das crianças e jovens de 7 a 14 anos e 82% dos jovens de 15 a 17. Mesmo na faixa etária de 7 a 14 anos, em que o Brasil apresenta seu melhor resultado, ainda temos um grande desafio, pois os 3% que estão fora da escola representam 800 mil crianças.
Meta 2: toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos
Além de ter as crianças na escola, é preciso que elas aprendam. O ponto de partida para isso está na Meta 2, pois saber ler e escrever corretamente permite que alguém aprenda muito e pela vida toda.
Meta 3: todo aluno com aprendizado adequado à sua série
Somente quando o aluno está realmente aprendendo pode-se dizer que existe Educação de qualidade. No Brasil, os dados relativos ao ensino de Língua Portuguesa apresentados no Saeb 2005, por exemplo, mostram que apenas 29% dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental sabem o conteúdo adequado a essa série.
Meta 4: todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos
Muitos alunos sequer chegam ao Ensino Médio, pois saem da escola muito cedo. Dos alunos que ficam, quase a metade não cursa as série apropriada à sua idade.
Meta 5: investimento em Educação ampliado e bem gerido
A Meta 5 é a única que não está ligada diretamente à sala de aula, mas é ferramenta indispensável para a melhoria da Educação. Dados do PISA mostram que os países com melhor rendimento escolar investem, pelo menos, 5% do PIB em Educação, enquanto o Brasil investe apenas 3,2%.
Fonte: http://www.todospelaeducacao.org.br/
Educação Inclusiva.
A Educação Inclusiva atenta a diversidade inerente à espécie humana, busca perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os sujeitos-alunos, em salas de aulas comuns, em um sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos. Prática pedagógica coletiva, multifacetada, dinâmica e flexível requer mudanças significativas na estrutura e no funcionamento das escolas, na formação humana dos professores e nas relações família-escola. Com força transformadora, a educação inclusiva aponta para uma sociedade inclusiva.
O ensino inclusivo não deve ser confundido com educação especial, a qual se apresenta numa grande variedade de formas incluindo escolas especiais, unidades pequenas e a integração das crianças com apoio especializado. O ensino especial é desde sua origem um sistema separado de educação das crianças com deficiência, fora do ensino regular, baseado na crença de que as necessidades das crianças com deficiência não podem ser supridas nas escolas regulares. Existe ensino especial em todo o mundo seja em escolas de frequência diária, internatos ou pequenas unidades ligadas à escola de ensino regular.
Assinar:
Postagens (Atom)