Pesquisar este blog

terça-feira, maio 04, 2010

Interação Família e Escola.

                                     
     
      Desde os primeiros anos de vida, a criança começa a participar do processo ensino-aprendizagem: suas primeiras palavras, gestos e ações.
       Do laço familiar surge a base do comportamento infantil de livre expressão, pois a criança tende a imitar aqueles que a rodeiam. Tal processo expandir-se-á a partir do momento que a criança comece a freqüentar a escola, assim, modificar-se-á gradualmente, aumentando seu conhecimento.
        Partindo do pressuposto de que a escola é a extensão do lar, podemos dizer que esta deve intensificar a interação entre a criança e a família, o que favorecerá o processo educativo e a formação dos indivíduos.
      O trabalho dos pais integrado à escola torna-se essencial para que ambos falem a mesma linguagem,
auxiliando na aprendizagem do educando. É importante que os pais participem constantemente das atividades proporcionadas pela escola, incentivando seus filhos para o mesmo, pois esta união de esforços enriquecerá todo o processo de ensino-aprendizagem.
      O principal objetivo dessa interação é o trabalho em conjunto, que tem o intuito de propiciar o desenvolvimento de comportamentos, que contribuirão na formação integral do educando.
      Sugere-se que em uma primeira reunião a escola informe aos pais sobre as leis de ensino que estão em vigor, sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Plano Curricular, que visa ao desenvolvimento
dos processos educacionais, a filosofia da escola, a metodologia de ensino adotada e as fases de desenvolvimento que os alunos estão vivenciando, bem como suas implicações.
      À escola cabe planejar os objetivos, transformando a realidade num processo contínuo e dinâmico, com uma proposta pedagógica coerente com a sua clientela, reconhecendo que a aprendizagem é constituída na interação do conhecimento, na realidade e vivência no âmbito familiar.

" É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais".
Coelho Neto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vou pegar esse texto para ler na reunião Família x Escola posso?
Ele é muito BOM!
Taty-AL.